Dieta da banana funciona?

É bom que se diga logo de cara que a dieta da banana não vai te obrigar a comer só banana, com exceção do café da manhã, no qual a fruta deve ser ingerido.

Segundo estudiosos do assunto, a origem desta dieta remonta ao Japão. O fato é que esta fruta são ricas em amidos e enzimas que ajudam em muito na digestão, contribuindo muito para o trânsito intestinal e processos digestivos, desta forma auxiliando para o fatos saciedade e por consequência no emagrecimento. As pessoas que fazem esta da dieta afirmam que é possível perder de três a cinco quilos por mês com a chamada dieta da banana.

COMA UMA BANANA NO CAFÉ DA MANHÃ

A fruta crua e preferencialmente fresca deve ser o alimento no café da manhã para essa dieta. A fruta é rica em carboidrato, e deve ser o único alimento aceito nessa refeição, sendo proibidos outros alimentos como o pão, leite ou café. Qualquer tipo da fruta esta liberado, prata, nanica, maçã, desde que seja ingerido in natura, portanto amassar a fruta nem sonhar. Uma banana tem em média de 90 a 100 calorias, depende do tipo da fruta.

O criador da dieta afirma que você pode se alimentar com mais de uma fruta, até que se sinta satisfeito. Se após meia hora após comer a sua banana, ainda sentir uma fome desconfortável, pode ingerir um lanche de com 200 calorias +-.

Em muitas regiões onde a dieta é aplicada dizem ser obrigatório comer quatro bananas, e logo após beber dois copos de água morna, pois desta forma acaba formando um gel que se alonga no tempo para ser digerido, com isso a sensação de saciedade acaba sendo aumentada. Desta forma teoricamente você irá se alimentar menos nas nas refeições seguintes. Porém, na dieta da banana original, a orientação é se alimentar apenas com uma banana, ingerindo o líquido após se você quiser. Na verdade, a dica da água morna surgi com um médico especialista japonês de nome Hitoshi Watanabe, porém hoje já se sabe que a banana forma o gel em contato com a água como se formaria com qualquer outra fruta que contenha fibras.

Porém, apenas a banana talvez não seja suficiente para você ficar saciado da fome e obter todas as calorias que precisa no período da manhã. “Por mais que as frutas sejam bem vindas em nossa alimentação, não podemos abrir mão de comer proteínas, pois a digestão desta última ocorre de forma mais lenta, tendo ainda uma maior fonte de energia para iniciar o dia”, palavras de Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrição.

Coma seu alimento conscientemente

O ato de mastigar a banana com a plena consciência do que você está se alimentando, saboreando a refeição é o terceiro pilar da dieta da banana. Esta orientação esta no fato de que o corpo pode se atrasar no tempo para cair em si que você está comendo. Daí vem a importância de comer vagarosamente e de mastigar muito bem os alimentos ingeridos, na prática para dar tempo do seu corpo perceber que está se alimentando.

Beba apenas água

Na dieta da banana, a único líquido permitida nas alimentações é a água, de preferência mineral ou filtrada. Os seguidores da dieta, acham importante que o líquido seja ingerido em pequenos goles e sem excessos, apesar de não ter limite de ingestão por dia. Fora das refeições principais, líquidos não calóricos como café, refrigerante diet do chá, são tolerados, mas seu consumo não é encorajado. É importante priorizar o consumo de água em detrimento de outros líquidos.

Vá cedo para a cama

Na dieta da banana, a orientação é que você vá dormir no máximo à meia-noite, e se puder se deitar antes, melhor. O ideal é ter um período de quatro horas entre a última refeição ou lanche e o horário de dormir. Por isso, o ideal é que você consiga realizar seu jantar até às 20h, sendo o ideal às 18h. Durante o sono nosso corpo libera hormônios que controlam o apetite e realizam a queima de calorias. “Quando o sono não é regular, essa liberação fica comprometida e, assim, o corpo não trabalha com esses níveis hormonais adequados, podendo contribuir para o aumento de peso”, explica a nutricionista Juliana.

Entretanto, o nutrólogo Roberto ressalta que tão importante quanto a hora que vamos dormir é o horário em que acordamos: “O ciclo de sono ideal é dormir pelo menos de seis a oito horas por dia. Então de nada adianta dormir muito cedo e acordar muito tarde.”, afirma. Ele explica que as pessoas que vão dormir muito tarde acabam comendo mais, afinal ficam mais tempo acordadas, mas isso não pode justificar um excesso de horas de sono. “O mais importante de tudo é a qualidade do sono, não a quantidade nem deitar todos os dias numa hora exata, pois essa necessidade varia de pessoa para pessoa”, completa Juliana.

Exercício só se você quiser

Com certeza essa é a polêmica central desta dieta, já que não existem recomendações para a realização de exercícios físicos. De acordo com os adeptos do método, as caminhadas são recomendadas, mas você não é obrigado a fazê-las.

O nutrólogo Roberto alerta que toda atividade dieta deve incentivar a seus adeptos a prática de atividades físicas, e que uma dieta que abre precedentes para que você fique sedentário deve ser observada com muito cuidado.

Dessa forma, o exercício é importante não só para o emagrecimento como para a manutenção da saúde de forma geral, e deve ser incentivada a prática no mínimo três vezes por semana. “Fazer só a dieta pode ter um resultado interessante apenas no início, mas depois o corpo e adapta e precisa gastar mais energia, entrando aí a atividade física”, explica a nutricionista Juliana. Converse com o seu médico e veja qual é o plano de exercícios ideal para você.

Fonte: https://www.facebook.com/machobr/

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