Como equilibrar os hormônios naturalmente

Todos nós sabemos que nossos hormônios tem um papel muito importante em nossa saúde, todos os processos do corpo, ou quase todos, dependem dos nossos hormônios. Nossos desequilíbrios hormonais podem ser causados por vários motivos e acontecem muito mais nas mulheres do que nos homens. Durante períodos como puberdade, menstruação, gravidez e menopausa as mulheres sentem na pele os sintomas desses desequilíbrios.

Além disso, fatores como a idade avançada, dieta pobre, muito ou pouco exercício, exaustão e estresse, falta de sono, pílulas anticoncepcionais, toxinas, comprar teston e produtos químicos como pesticidas contribuem para o desequilíbrio hormonal.

Com certeza você já deve ter sentindo muitos dos sintomas que são causados pelo desequilíbrio hormonal, são eles: aumento da irritação, humor oscilando, falta de sono, cansaço, excesso de peso, perda de cabelo, dores de cabeça, falta de vontade de fazer sexo, pele oleosa ou pele seca, espinhas e cravos, desejo de chocolate, TPM e muitos outros sintomas.

Estudos já provaram que os hormônios mexem com nosso metabolismo. As vezes causam mais fome, falta de energia e desejos. Todos esses sintomas podem ser sinal de que seus hormônios estão em desequilíbrio. Existem remédios caseiros e naturais que podem te ajudar a aliviar alguns desses sintomas e recuperar o equilibro emocional para viver bem. É importante também procurar um médico especializado e fazer alguns exames para tratar o problema de forma correta.

Como equilibrar os hormônios naturalmente

Confira abaixo os principais tratamentos caseiros para o desequilíbrio hormonal:

Omega-3

Omega 3

O ômega-3 é importantíssimo na produção e manutenção dos hormônios, os mantendo equilibrados. As gorduras do ômega-3 causam efeito profundo na saúde do ser humano. Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, gorduras ômega-3 também têm um efeito profundo sobre a sua saúde.  Você também pode tomar suplementos de ômega-3 após consulta ao seu médico. A dosagem geral é de 500 mg
por dia.

Raiz de Maca

Raiz de maca é um adaptador endócrino que aumenta a produção normal de hormônios.  Ela também ajuda a reverter o hipotireoidismo, aumentar a fertilidade e é benéfico para a libido. Sendo uma boa fonte de cálcio, potássio, magnésio, ferro, iodo, fósforo, zinco, ácidos graxos essenciais, proteínas, fibras e esteróis, é bom para a sua saúde geral e melhora a energia e a vitalidade. Misture ¼ colher de chá de pó de raiz de maca em uma xícara de água, suco, chá de ervas, vitamina ou iogurte. Consumi-lo diariamente, aumentando gradualmente a quantidade da raiz de maca até 1 ou 2 colheres de chá durante algumas semanas. Continue pelo menos por alguns meses, maca peruana anvisa.

Agnus Castus

Agnus castus, também chamado de vitex, estimula a glândula pituitária, regulando assim o equilíbrio de estrogênio e progesterona. Agnus castus é considerado excelente acabar com a TPM e diversos outros problemas de menstruação.Além disso regula a ovulação feminina.

O Vitex diminui os níveis de testosterona e previne várias doenças, dentre elas o câncer de próstata. Você só precisa tomar uma cápsula de 400 a 500 mg diariamente, por alguns meses. Consulte o seu médico para a dosagem adequada.

Vitamina D

Outra vitamina que produz uma variedade de hormônios é a vitamina B. Ela auxilia no alivio dos sintomas associados com baixos níveis de estrogênio. Também afeta o seu peso e apetite. A falta desta vitamina no organismo causa uma liberação anormal de hormônio para a tireoide. A poucos minutos de exposição ao sol diariamente pode ser de grande ajuda para o corpo para fazer vitamina D para manter seus hormônios. Você também pode comer alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau, leite e ovos que são ricos em vitamina D.

Exercício

Começar a praticar uma atividade física, seja ela qual for, pode ajudar no equilíbrio hormonal. Fazer exercícios também baixa os níveis de cortisol.   Você sabia que o cortisol causa bloqueio do estrogênio e prejudica sua saúde geral?  A pratica regular de exercícios faz com que as substâncias químicas do cérebro auxiliem na melhora do humor. Isso é útil já que os desequilíbrios hormonais muitas vezes causam mudanças de humor. Além disso, ele também irá ajudá-lo a manter um peso saudável. Evite exercícios mais de 40 minutos, pois eles podem aumentar seus níveis de cortisol.

Vá nadar, caminhar, correr ou fazer outros exercícios leves por 20 a 30 minutos diários ou pelo menos algumas vezes por semana. Exercícios de ioga e relaxantes estimulam as suas funções hormonais e reduzem o stress. Procure fazê-los, são ótimas opções contra o desequilíbrio hormonal.

Óleo de coco

Esse é outro alimento natural que colabora para o equilibro dos hormônios. Serve para pessoas que tem problemas de hipotireoidismo O óleo de coco também estabiliza os níveis de açúcar no sangue, aumenta a imunidade, acelera o metabolismo e promove a perda de peso. Contrário à crença popular, não é mau para seu coração. Na verdade, ele pode proteger contra doenças cardíacas.

Consuma pelo menos duas colheres desse remédio caseiro natural diariamente durante pelo menos três meses. Ele pode ser usado nas suas refeições quentes, uma vez que não produz produtos químicos nocivos no aquecimento.

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